PF deflagra Operação Leviatã na Paraíba para reprimir atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (11), a Operação Leviatã, com o objetivo de reprimir atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio praticados no ambiente digital. A ação foi realizada na cidade de Pocinhos, no Agreste da Paraíba, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão autorizado pelo Juiz de Garantias da 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba.

Siga nosso Instagram @blogandersonsouza

As investigações apontam que o principal alvo da operação estaria envolvido com discursos de ódio e ideologias extremistas de cunho racial e étnico, com indícios de planejamento para a prática de atos violentos. O conteúdo analisado pela PF indica uma predisposição do investigado à violência, alinhada a ideologias de intolerância.

De acordo com a Polícia Federal, as suspeitas ganharam força a partir de um relatório enviado pelo FBI, que apontava a troca de mensagens na internet entre o investigado e outros indivíduos. Nessas comunicações, foi identificado um planejamento concreto de ações violentas com motivações discriminatórias.

Ainda segundo as investigações, parte das manifestações do investigado podem ter se refletido no ambiente acadêmico, por meio de pichações e cartazes com teor extremista nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A instituição informou, até o momento, que não irá se pronunciar sobre o caso.

Durante o cumprimento do mandado, os agentes da PF apreenderam celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados, considerados essenciais para o aprofundamento das apurações. O foco da operação é o enfrentamento ao extremismo violento e à propagação de ameaças contra a segurança nacional.

Compartilhe esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário