Comissão de Educação debate criação do Dia Nacional do Artista Vidreiro

Compartilhar
Compartilhar

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai promover audiência pública na segunda-feira (12), às 10h, para discutir a criação do Dia Nacional do Artista Vidreiro. O requerimento para o debate foi apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), autor do Projeto de Lei (PL) 2.504/2022, que sugere a instituição da data. 

Pelo projeto, o senador sugere que se comemore o Dia Nacional do Artista Vidreiro em 21 de junho. De acordo com ele, a data lembra a inauguração do inédito Salão de Artes em Vidro Brasil 2022, nas dependências do Museu Municipal de Arte (MuMA) em Curitiba.  

- PUBLICIDADE -

Siga nossos perfis no Instagram @blogandersonsouza@blogdoandersonsouza 

Na justificativa da matéria, Flávio Arns argumenta que existem no Brasil incontáveis artistas que desenvolvem obras de arte em vidro. Segundo ele, em Curitiba e na região metropolitana do Paraná, vários artistas vidreiros e grupos de artistas se destacam no cenário nacional e internacional. Ele informou que há mais de 13 anos foi criado na capital do estado o primeiro Grupo de Artistas Videiros do Brasil, com incontáveis e bem-sucedidas exposições e mostras pelo Brasil, e com intervenções urbanas em Curitiba, como a que existe na confluência da Rua Mateus Leme e Roberto Barroso. 

“Também lá reside a reconhecida artista vidreira internacional Désirèe Sessegolo, nascida em Curitiba, com exposições no Italian Glass Week realizado em Veneza, Itália. Este ano será a sua quinta participação consecutiva. Honrando em muito sua cidade natal, seu estado, o Paraná, e sua terra, o Brasil”, acrescenta Arns no projeto. 

A própria artista Désirèe Sessegolo foi uma das convidadas para participar da audiência. Além dela, devem participar a artista vidreira Mariana Gomes Buarque de Gusmão e a artista e pesquisadora Regina Lara Silveira Mello. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

- PUBLICIDADE -
Compartilhar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -