Os investigadores de uma expedição que está mapeando os corais verticais das Ilhas Galápagos, no Equador, filmaram, no dia 9 de outubro, um goosefish (Lophiiddae) percorrendo o fundo do mar.
O vídeo, gravado a 373 metros de profundidade, mostra o animal, conhecido por ‘diabo negro do mar' passeando no fundo do mar como se as suas barbatanas fossem pés.
Siga nossos perfis no Instagram @blogandersonsouza e @blogdoandersonsouza
Os goosefishes são uma das espécies de tamboril que pode ser encontrada não só no Oceano Pacífico como no Ártico, Atlântico e Índico. Estes peixes tendem a habitar em fundos arenosos e lamacentos e possuem um aspecto assustador, daí serem chamados de diabos. Têm uma cabeça grande e uma boca enorme repleta de dentes longos, afiados e encurvados. A barbatana dorsal, tal como nos restantes tamboris, têm uma espinha ‘luminosa' que é usada para atrair presas e afugentar predadores.
Por estarem a uma profundidade tão grande, raramente são filmados e muito menos ‘caminhando' no fundo do oceano, o que dá a estas imagens ainda mais valor.
A expedição é dirigida pelo Schmidt Ocean Institute em colaboração com o Parque Nacional das Galápagos e com a Fundação Charles Darwin.

