Os atendimentos realizados pela Atenção Primária à Saúde de Campina Grande, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), apresentaram crescimento expressivo nos últimos anos, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde. Na comparação entre 2023 e 2025, considerando os dados de janeiro a novembro deste ano, o aumento acumulado chega a 76,7%.
Em 2023, a rede básica contabilizou 427.348 atendimentos. Já em 2024, o número saltou para 706.533, representando um crescimento de 65,3% em relação ao ano anterior. O avanço reflete a ampliação do acesso aos serviços e o fortalecimento das equipes que atuam na Atenção Primária.
Siga nosso Instagram @blogandersonsouza
Em 2025, mesmo com dados consolidados até o mês de novembro, a produção assistencial já alcança 755.133 atendimentos, superando todo o volume registrado em 2024. O resultado corresponde a um aumento de 6,9% na comparação direta com o ano anterior e confirma a tendência de crescimento contínuo da rede municipal de saúde.
A melhoria na cobertura se deve, em grande parte, à abertura de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à ampliação das equipes de profissionais, implementadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, que garante mais acesso e qualidade no atendimento. O número de equipes da Estratégia de Saúde da Familia subiu de 121 para 204, chegando a 100% de cobertura da população. Esse avanço tem sido fundamental para suprir demandas de áreas que, antes, careciam de serviços básicos de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os números confirmam o fortalecimento da Atenção Primária, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O crescimento é resultado de investimentos na ampliação das equipes multiprofissionais, na qualificação dos serviços e na melhoria da estrutura das Unidades Básicas de Saúde, garantindo mais acesso, resolutividade e cuidado contínuo à população campinense.

