Fiocruz e UFMG firmam parceria para expandir centro de vacinas

Compartilhar
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhar
- PUBLICIDADE -

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) firmaram uma cooperação para expandir o atual Centro Nacional de Vacinas (CN Vacinas), sediado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Siga nossos perfis no Instagram @blogandersonsouza@blogdoandersonsouza 

Criado em 2016, o CN Vacinas é parte de uma estratégia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que transformou o antigo Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG em um local de pesquisas em biotecnologia e inovação em imunobiológicos. 

O acordo com a Fiocruz visa potencializar o atendimento às demandas de autonomia e soberania nacional em tecnologia, testagem e produção de vacinas, além do desenvolvimento de kits de diagnósticos e fármacos, contribuindo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, explicou que esse não é um plano só da Fiocruz ou da UFMG, mas “um projeto de autonomia e de soberania no tempo em que se discute a redução da vulnerabilidade com relação a tecnologias e produtos desenvolvidos no exterior”. 

“A covid-19 mostrou que precisamos ter mais altivez na discussão e elaboração de políticas públicas”, disse. 

A reitora da UFMG, Sandra Goulart de Almeida, ressaltou que a cooperação com a Fiocruz é extremamente relevante para a instituição e para pesquisa na área de saúde. 

“Esse é um projeto de Estado. A ideia é atender o país em uma área extremamente necessária, que a pandemia comprovou”, avaliou.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
Leia Também

República Democrática do Congo confirma mais 71 casos de ebola

A República Democrática do Congo informou nesta sexta-feira (5) que o número...

Contaminação por mercúrio coloca gestantes e bebês Munduruku em risco

Mulheres gestantes da Terra Indígena Munduruku, na região do Médio Tapajós, no...

Vacinação com a Pneumo 20 pelo SUS começa em duas semanas, diz Padilha

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (3) o início...

Anvisa anuncia recolhimento voluntário de lote da água Crystal sem gás

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (3) a...