Mais uma denúncia sobre as condições do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, chegou à redação. O vídeo enviado por um paciente mostra a precariedade no acesso à água potável e a falta de higiene no manuseio do garrafão utilizado pelos internados.
Siga nosso Instagram @blogandersonsouza
Nas imagens, é possível ver uma acompanhante limpando, por conta própria, o garrafão de água utilizado por diversos pacientes. O vídeo denuncia também a ausência de bebedouros na unidade, obrigando os acompanhantes e pacientes a virarem o próprio garrafão para encher um copo de água sendo tarefa especialmente difícil para quem está hospitalizado com limitações físicas.
“Ó aí, gente. Quem tá limpando é acompanhante. Ó que não tem gente pra limpar. Tá tudo feito, entregue ao lixo. Ó aí, pra tomar água tem que virar o garrafão… enquanto a pessoa tem o braço quebrado?” — relata o paciente no vídeo.
A ausência de bebedouros e a necessidade de improvisos com garrafões expõem não só a falta de equipamentos adequados, como também os riscos sanitários de contaminação, agravando o quadro de quem já está fragilizado.

