A Prefeitura de Campina Grande, iniciou a instalação de aeradores no Açude Velho como parte de ações emergenciais baseadas em estudos técnicos e científicos. A medida tem como objetivo aumentar a concentração de oxigênio dissolvido na água e melhorar as condições do ecossistema aquático.
Nesta primeira fase, estão sendo implantados quatro aeradores do tipo chafariz e dois do tipo palheta, responsáveis, respectivamente, pela oxigenação vertical e pela movimentação horizontal da água. Os equipamentos chegaram no dia 15 e tiveram a montagem concluída no dia 19, com a participação de oito técnicos da Sesuma. A previsão é de que, posteriormente, mais dois aeradores sejam instalados, totalizando oito equipamentos.
Siga nossos perfis no Instagram @blogandersonsouza e @blogdoandersonsouza
De acordo com o engenheiro civil da Sesuma, Marcus Aurélio Coutinho Barreto Filho, os aeradores foram posicionados na área central e mais profunda do açude, garantindo maior eficiência na oxigenação e evitando a ressuspensão de sedimentos. A expectativa é de que, em poucos dias, já sejam perceptíveis melhorias na coloração e no odor da água.
Mesmo com caráter emergencial, a ação representa um passo importante para a recuperação da qualidade da água do Açude Velho, que terá monitoramento contínuo dos níveis de oxigênio dissolvido para ajustes na operação dos equipamentos.
Para o secretário da Sesuma, Dorgival Vilar, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a preservação do açude. “A instalação dos aeradores é uma resposta técnica imediata para melhorar a qualidade da água e proteger esse patrimônio ambiental e histórico de Campina Grande”, destacou.


Deixe um comentário