After foi lançado nos EUA e conta com função de feedback para evitar ghosting (ilustração: Vítor Pádua/Tecnoblog)
Um aplicativo de relacionamentos lançado nessa semana nos Estados Unidos espera resolver os problemas de ghosting — prática de parar de conversar com uma ficante/contatinho sem dar explicações. Para isso, o After exige que o usuário envie um feedback ao desfazer um match. Sem enviar o feedback, a pessoa não pode seguir na busca por novos contatos.
Siga nosso Instagram @blogandersonsouza
Se você já se relacionou com alguém por app nos últimos, seja uma ficante ou pessoa que nem mesmo com quem chegou a rolar um encontro, provavelmente já passou por um ghosting. Nessas situações, a “vítima” fica sem entender por que a conversa foi cortada. Com um feedback, o After espera que pelo menos a pessoa descubra o que rolou de errado no contato.
Criadora quer resolver falhas de apps de encontro
O After foi desenvolvido por Katie Dissanayake, que trabalhou no Hud, outro app de relacionamento. Para Dissanayake, uma das falhas dos aplicativos do tipo é o “cansaço”. Além da ferramenta de feedback, o After envia notificações para as pessoas conversarem entre si.
After cria mensagem “carinhosa” após feedback do autor do ghosting para explicar por que não houve continuação no papinho (Imagem: Reprodução/After)
Por exemplo, se um usuário envia uma mensagem e o outro não responde após um tempo, o app envia uma notificação para que a pessoa lembre de responder. Se nenhum dos dois puxa conversa após um match, ambos recebem o aviso.
Caso a pessoas não responda, ou melhor, caso seja deixado o vácuo, o After exclui automaticamente o match — e aí vem o feedback para explicar por que houve o ghosting. Com o feedback em mãos, o próprio app cria uma mensagem “gentil” para quem ficou no vácuo.
Em entrevista para o TechCrunch, a criadora do app destaca também que o After prioriza a comunicação, por isso suas ferramentas anti-ghosting deletam chats. Se você já usou o Tinder, Happn ou qualquer app do tipo, provavelmente já se viu com uma lista de chats — e vários que não rolam mais nada.
De um modo, o After tende a valorizar as conversas que seguem em frente e não o “volume”. Do outro, isso tira qualquer possibilidade de uma conversa inativa voltar com o “Oi sumida/o”.
Com informações: TechCrunch

