Previne Brasil: Campina Grande melhora desempenho, enquanto João Pessoa amarga na penúltima posição

Compartilhar
Compartilhar

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana os resultados do último quadrimestre de 2024 do ranking do Previne Brasil, e Campina Grande avançou pela terceira vez consecutiva. O município subiu da 212ª para a 207ª posição no estado da Paraíba, ultrapassando a capital João Pessoa, que ficou na penúltima colocação.

O Previne Brasil avalia indicadores como realização de consultas de pré-natal, prevenção e testagem de sífilis e HIV na gestação, tratamento de saúde bucal durante a gravidez, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal da poliomielite e pentavalente, além da aferição de hipertensão e diabetes.

- PUBLICIDADE -

Siga nosso Instagram @blogandersonsouza

A melhora nos resultados de Campina Grande se deve à expansão da Atenção Primária à Saúde, que agora cobre 100% do território municipal. O número de equipes da Estratégia de Saúde da Família cresceu de 121 para 203 ao longo de 2024, aumentando significativamente o acesso da população aos serviços básicos de saúde.

Com isso, os procedimentos realizados na Atenção Básica – como exames e consultas – saltaram de 450 mil para 706 mil. O número de cidadãos cadastrados e atendidos também subiu de 317.108 para 355.651, um acréscimo de mais de 38 mil usuários.

Já João Pessoa, Santa Rita e Bayeux apresentaram os piores desempenhos do estado, ocupando as últimas colocações no ranking. João Pessoa ficou na 222ª posição, com um índice de 4,61, enquanto Santa Rita apareceu em 221º, com 5,01. Bayeux teve o pior desempenho da Paraíba, amargando a última colocação com um índice de apenas 3,88.

- PUBLICIDADE -
Compartilhar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -