O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, participa nesta segunda-feira (19) de uma audiência no Ministério Público da Paraíba (MPPB) para tratar das ações de combate à poluição do Açude Velho. O encontro acontece na sede do órgão e foi convocado pelo promotor de Justiça Hamilton de Souza Neves Filho, da 19ª Promotoria de Justiça de Campina Grande.
A audiência tem como objetivo apresentar as medidas adotadas pela Prefeitura para identificar e autuar os responsáveis por ligações irregulares de esgoto que desembocam no Açude Velho, um dos principais cartões-postais da cidade. Também serão apresentados os primeiros resultados de uma operação intensiva de fiscalização realizada na última semana pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
Siga nosso Instagram @blogandersonsouza
Segundo a gestão municipal, a ação teve como foco a identificação de imóveis e estabelecimentos que despejam esgoto de forma irregular na rede pluvial que deságua no reservatório. As primeiras autuações e encaminhamentos técnicos serão detalhados durante a audiência.
Durante sua fala, Bruno Cunha Lima destacou que o problema é antigo e de conhecimento dos órgãos responsáveis. Ele afirmou que o despejo irregular ocorre diariamente e lembrou que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já foi autuada em 2022, teve defesa rejeitada e multada em 2023. No ano passado, a companhia também teria sido autuada por despejo irregular no Açude de Bodocongó.
“O caminho é identificar os problemas e buscar a responsabilização de todos os envolvidos, sejam pessoas físicas, estabelecimentos comerciais ou empresas, inclusive públicas”, afirmou o prefeito.
O gestor também ressaltou a importância da conscientização da população, comparando o esgoto irregular ao descarte inadequado de lixo. Ele destacou que, apesar da coleta regular em Campina Grande, ainda há práticas irregulares. “São milhões de reais do dinheiro do contribuinte gastos todos os anos para corrigir problemas que poderiam ser evitados”, pontuou.
A audiência deve resultar em novos encaminhamentos para intensificar ações de fiscalização, responsabilização e educação ambiental, com foco na preservação do Açude Velho.


Deixe um comentário