“Caminho da Liberdade”: documentário sobre a Reforma Psiquiátrica em Campina Grande já está disponível para assistir

Compartilhar
Compartilhar

Campina Grande é uma referência nacional quando o assunto é Saúde Mental. O município, que há duas décadas protagonizou uma transformação significativa na assistência psiquiátrica, agora tem sua história contada no documentário “Caminho da Liberdade: a história da Rede de Saúde Mental de Campina Grande”, que já está disponível para o público.

O filme narra a emocionante trajetória de mudanças vividas na cidade com o fechamento do ICANERF, o maior hospital psiquiátrico local, e a conversão do espaço no Parque da Liberdade, um dos principais pontos de lazer da cidade. Além disso, destaca a implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), responsável por oferecer um cuidado mais humanizado e próximo da realidade dos pacientes.

- PUBLICIDADE -

Siga nosso Instagram @blogandersonsouza

A transição para esse novo modelo de assistência permitiu que pessoas que antes viviam em isolamento passassem a ser acolhidas em Residências Terapêuticas e tratadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Esse novo olhar para a Saúde Mental prioriza o respeito à individualidade, a autonomia e a reinserção social dos pacientes.

Campina Grande se tornou pioneira na integração de leitos psiquiátricos em hospitais gerais, como é o caso do Hospital Municipal Dr. Edgley, um marco na assistência humanizada na cidade. Além disso, o município expandiu sua rede de serviços, com a criação de novas unidades dos CAPS, ampliação das Residências Terapêuticas e a inauguração do Centro de Convivência, um espaço que promove a inclusão social por meio da arte, cultura e oficinas terapêuticas.

Nos últimos anos, a cidade avançou ainda mais com a implantação do Ambulatório de Saúde Mental, a ampliação dos atendimentos psicológicos e psiquiátricos nas Policlínicas e Centros de Saúde, além da criação da primeira Clínica Escola do Autismo do Norte e Nordeste, a Afeto.

Todo esse esforço fez de Campina Grande um modelo de assistência à Saúde Mental, sendo a cidade brasileira com maior cobertura de CAPS por habitante. Esse reconhecimento reforça o compromisso do município em garantir um atendimento qualificado e acessível para todos, especialmente diante dos desafios impostos pelo aumento do sofrimento psíquico no período pós-pandemia.

- PUBLICIDADE -
Compartilhar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -